quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

COMO AGE SATANÁS?



 
No primeiro capítulo do livro de Jó observamos que satanás age da seguinte forma: 1. satanás apresenta-se a Deus (ele tem acesso direto ao Pai); 2. satanás faz falsas acusações sobre aquele que ele elegeu como sua vítima (pode ser uma pessoa em particular, um grupo de pessoas e ou até nações inteiras); 3. satanás pede permissão a Deus para afligir sua vítima através de vários males (doenças, problemas financeiros, morte de familiares, obsessão demoníaca, entre outros); 4. Deus pela sua vontade soberana ele pode acatar o pedido de satanás ou repreende-lo; 5. Deus acatando o pedido de satanás põe limites a ação dele sobre sua vítima; 6. satanás ataca sua vítima, ele não se pode exceder, pois Deus coloca limites a sua ação;
Muitos devem estar se perguntando: “Mas porque Deus concede a satanás que ele faça o mal aos homens, até mesmo aos justos e bons aos nossos olhos?” Aos olhos de Deus não há nenhum homem justo e bom na face da terra: 
“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois que já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estamos debaixo do pecado, como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Em seus caminhos há destruição e miséria; não conhecem o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.” – (Rm. 3: 9-18).
Será Deus injusto por afligir-nos com os flagelos destruidores através de satanás? “Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem). De maneira nenhuma! Doutro modo, como julgará Deus o mundo? (Rm. 3: 5-6).
O sofrimento é um castigo para o ímpio e uma prova para o cristão. Deus põe a prova todos os cristãos, através do sofrimento e da dor, utilizando para isso satanás. Pois é muito fácil para um cristão amar a Deus e seus desígnios perante a alegria e as bênçãos, mas muitos cristãos renegam a Deus e a Jesus Cristo diante da dor e das dificuldades.
Deus prova a convicção do cristão em adorá-lo, louvá-lo e seguir o seu caminho sejam quais forem às circunstâncias. Quando estivermos passando por aflições e dores de qualquer espécie devemos dizer: “A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.” – (Sl. 73: 26).
Se você caro leitor estiver entristecido porque satanás consumiu seus bens com fogo, acabou com seu casamento, fez você ou alguém da sua família ficar severamente doente e se até a morte já te visitou, não blasfemes contra Deus, Siga o exemplo de Jó: “Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu partirei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.” – (Jó. 1: 20-21).
E nunca se esqueça das promessas do Senhor: “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” – (Is. 43: 2).