Games
com mensagens de ocultismo.
O ataque de James Holmes, o “atirador do Colorado”, que abriu fogo em
uma sala de cinema em Aurora, matando 12 espectadores, pode ter sido motivado
por problemas mentais. O próprio suspeito se autodenominava o “Coringa”, o que
mostra o delírio de uma mente altamente confusa e influenciada pelo filme do
personagem Batman, que não por acaso era o filme que era exibido na ocasião.
Outros episódios não menos trágicos podem ser citados, como o de Mateus da
Costa Meira. Em novembro de 1999 ele disparou tiros de submetralhadora contra
uma platéia de 40 pessoas que via o filme “Clube da Luta” num cinema do Morumbi
Shopping, em São Paulo.
No mesmo ano, os estudantes Eric Harris and Dylan Klebold
mataram 12 colegas e um professor no que ficou conhecido como “massacre de Columbine”,
nos EUA. Os dois crimes, além da brutalidade inerente ao ato de desproporcional
violência, tem algo em comum: a influência de produtos de entretenimento,
particularmente de jogos eletrônicos nos acontecimentos, que pareciam
ser sido tirados dos próprios enredos desses jogos.
Os acontecimentos do ano de 1999 fizeram as autoridades despertarem para o
potencial perigo representado pela alta carga de violência de alguns filmes e
games, que literalmente colocam a jogadores no papel de assassinos, empunhando
armas de grosso calibre.
Além do conteúdo violento, o ocultismo é encontrado em uma quantidade
assustadoramente grande de jogos. “Existem de fato mais de 300 games de
influência satânica e de propagação de ocultismo”, diz o apologista e doutorem
Filosofia das Religiões AlexBelmonte.
Segundo explica Belmonte, que é autor do e-book “Desvendando Estratégias
Satânicas – Mídia e Games”, elementos como espadas de fogo, poderes
sobrenaturais, gnomos, demônios guerreiros, amuletos, símbolos cristãos
pervertidos e muito mais levam os usuários de jogos eletrônicos a um mundo
virtual que acaba invadindo a vida espiritual. “Satanás arquitetou e conseguiu
travar uma verdadeira guerra espiritual, com o propósito de destruir,
principalmente, nossa juventude”, alerta.
Efeitos
Para o estudioso, os efeitos desses produtos podem ser físicos, com sintomas
como aumento da pressão arterial, cansaço físico e visual, dores de cabeça e
anorexia, ou psicológicos e espirituais.
Nessa categoria ele diz que uma das principais consequências é a legalidade
para ações demoníacas, obsessão pela violência, pela morte e pelo erotismo nos
games. Segundo explica Belmonte, as legalidades são brechas na vida espiritual
para ações demoníacas, sempre destrutivas.
De acordo com o teólogo, os jogos violentos induzem à imitação. “Com o
passar do tempo, a criança passa a assimilar traços da personalidade dos
personagens. Isso acontece por meio da esfera espiritual e psicológica”
ressalta.
Ele explica que a carência afetiva e a falta de educação e valores
religiosos deixam as crianças expostas a ideias e componentes relacionados ao
ocultismo. Ele acrescenta que os jogos eletrônicos possuem uma estratégia de
manipulação mental e espiritual capaz de promover a agressividade, a frieza
emocional, a passividade e o vício. “Os efeitos dos games podem causar nos
jovens um distanciamento dos valores morais, além de influenciá-los a práticas
desumanas”, conclui.
Veja alguns games apontados como contendo elementos ocultismo e satanismo:
Diablo: O encarte deste jogo contém: “Você irá parar em um labirinto com
monstros e diabos, você jamais sairá de lá, você entrará em um mundo e será
consumido pelo fogo e comido pelos vermes. Bem vindo ao inferno. Eu sou seu
senhor – o diabo.”
Doom 2: É um dos jogos em mais famosos em 3 dimensões. Dá à pessoa que está
jogando, a sensação de que ela esta vivendo a ação nos cenários de
impressionante realidade. No encarte do CD deste jogo está escrito: “Sente-se e
relaxe, deixe as legiões te possuir e você descobrirá os segredos daqueles que
foram antes que você ao inferno e como chegar lá. Nas suas pequenas mãos você
tem o pior e o mais perverso Nintendo, o inferno na terra, desta vez todas as
forças do inferno sairão sobre a terra. Para entender este jogo de Nintendo
você terá que descer às profundezas.”
Hell (Inferno): Game de muita ação, com cenários assustadores, como um campo
de punição, onde há pessoas queimadas e empaladas (forma de tortura assíria que
consistia em espetar os condenados pelo ânus em estacas de madeira, onde ficavam
até a morte) em estacas de madeira. Tem também a sala do dentista, onde no
lugar de aparelhos ortodônticos, veem-se limas, serrotes e uma cadeira de
tortura.